Inovação na

perda de peso

Balão gástrico elipse

O dispositivo Elipse consiste num balão intragástrico temporário e deglutível que permite a perda de peso sem recurso a cirúrgia, endoscopia ou anestesia. Torna-se um grande aliado aos pacientes que não obtêm sucesso com dietas, tratamentos ou a estilos de vida saudáveis.

O processo pressupõe a ingestão do balão em forma de cápsula e preso a um cateter fino. Uma vez que a cápsula é deglutida, a sua posição no estômago é confirmada através de radiografia. O balão é depois preenchido com 550ml de líquido e após o enchimento o cateter é removido. O balão permanece no estômago por um período de cerca de 16 semanas e ao fim do qual o balão se degrada e é expulso através do tubo digestivo. O volume disponível do estômago fica reduzido e o seu tempo de esvaziamento prolongado garantem a saciedade a longo prazo.

O programa Elipse é um programa elaborado por uma equipa multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, coach e fisioterapeutas dermatofuncionais) que ajudam a otimizar os resultados e a ajustar os planos às necessidades de cada paciente.

O tratamento tem uma duração entre as 16 e as 20 semanas. O resultado deste procedimento é gradual, com uma perda de peso média de 10 a 15% do peso corporal total, até 25kg.


  • Não aplicável

  • 30 minutos

  • imediato

  • 1 semana

  • ambulatório

Não, existem contraindicações à sua colocação. Cirurgias abdominais prévias, gestantes, lactantes são contraindicações à colocação do balão. Estas devem ser avaliadas individualmente em consulta de avaliação inicial.

Alguns estudos indicam a possibilidade de perda em média de 10 a 15% do peso corporal total (até 25kg);

Algumas pessoas sentem náuseas, vómitos e cólicas abdominais após a colocação do balão. Na maioria dos casos, estes sintomas são facilmente controlados com medicação e passam no máximo em 3 a 5 dias.

WhatsApp