Rinoplastia

Rinoplastia

O nariz representa o ponto central de harmonia facial, por isso as suas imperfeições acarretam prejuízo fisiológico e estético.

A rinoplastia é a cirurgia que permite alterar o tamanho, a estrutura e aspeto do nariz de forma a tornar o rosto mais harmonioso com correção de desvios e assimetrias. Para além da importância estética, também permite corrigir problemas associados à disfunção, por desvio do septo nasal, melhorando a qualidade da respiração.

Do ponto de vista estético, as áreas mais frequentemente tratadas são o dorso nasal (que pode ser demasiado baixo, largo, com saliências, entre outros) e a ponta (por vezes demasiado larga, descaída ou demasiado empinada).

Do ponto de vista funcional há várias patologias que podem interferir com a função respiratória, nomeadamente o desvio do septo nasal (que também apresenta implicações de ordem estética), hipertrofia dos cornetos, pólipos nasais, etc. A correção deste tipo de malformações causadoras de patologia é feita com recurso à rinoseptopastia.

A obstrução respiratória, ressonar, ou escorrências nasais podem estar subjacentes a patologia funcional nasal. O diagnóstico é feito pelo cirurgião plástico que pode pedir exames de apoio ao diagnóstico.

É um procedimento personalizado, não havendo uma forma universal de realizar a rinoplastia. Esta é feita de acordo com o desejo e anatomia do paciente.


  • local/ local com sedação

  • 30/60minutos

  • 1 semana

  • 2 semanas

  • 1 mês

  • Ambulatorio?

Geralmente as cicatrizes ficam escondidas dentro da cavidade nasal. Quando existem incisões externas são pequenas e impercetíveis.

A dor é um sintoma raro. O pós-operatório da rinoplastia costuma ser bastante confortável. Caso ocorra, pode ser amenizada com analgésicos, prescritos pelo médico. Em alguns casos, também podem ser receitados antibióticos e corticóides.

WhatsApp