um peso

saudável

By-pass gástrico

A gastroplastia com derivação intestinal é uma técnica de cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade e doenças metabólicas.

O by-pass gástrico é uma cirurgia em que é gerada uma bolsa gástrica, de reduzido volume, que é unida ao intestino delgado, na região do jejuno. O excedente do estômago e do intestino desviado permanecem no organismo, ficando excluídos do trajeto percorrido pelos alimentos e enzimas digestivas. Desta forma é possível diminuir a quantidade de alimentos ingeridos e absorvidos e aumentar a saciedade o que leva à perda de peso.

Existe um programa elaborado por uma equipa multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, coach e fisioterapeutas dermatofuncionais) que ajudam a otimizar os resultados e a ajustar os planos às necessidades de cada paciente.

O resultado deste procedimento é gradual, com uma perda de peso média de até 80% do peso corporal total.


  • geral

  • 3 horas

  • 15 dias

  • 30 dias

  • gradual

  • 2 dias internamento

Restrição da quantidade de alimentos que o doente consegue consumir, maior eficácia na redução de peso do que os procedimentos restritivos (ex: sleeve gástrico) e não implica qualquer ressecção gástrica, o que a torna reversível.

Nos dois primeiros dias após a cirurgia, não é permitida alimentação. Após esse período é possível começar uma dieta líquida, incluindo água e chás, conforme orientação médica. Essa alimentação vai evoluindo gradualmente para alimentos mais pastosos ou sólidos à medida que a pessoa vai recuperando e o corpo ajustando aos novos padrões alimentares, o que pode levar cerca de três meses após a cirurgia.

Existem alguns cuidados que se devem ter para o ...

Precisa de se alimentar bem e de forma saudável para o resto da vida. A suplementação pode ser um complemento benéfico.

A cirurgia bariátrica e este procedimento em específico não é uma solução definitiva. O paciente deve entender que a adoção de hábitos de vida saudáveis (reeducação alimentar e prática de atividade física regular) são essenciais para a perda de peso e manutenção a longo prazo.

Nos primeiros meses, a perda ponderal vai ser maior, principalmente devido à perda de água e massa magra, de forma mais ou menos controlada. A tendência nos meses seguintes é a estabilidade do peso nestes parâmetros e aumento da perda de massa gorda. A perda de peso é gradual, sendo a grande percentagem de peso perdida nos primeiros 6 a 12 meses. O ideal é que a perda não seja muito repentina para uma melhor adaptação do organismo à nova realidade.

O ideal é esperar 18 a 24 meses até estabilizar o peso. Com este intervalo, reduzimos o risco de aborto espontâneo, prematuridade e outras complicações com a gravidez.

O ideal é esperar 24 meses até estabilizar o peso. Cada caso deve ser individualizado e discutido com a equipa multidisciplinar.

WhatsApp