Orelhas transformadas com
Otoplastia
Otoplastia
As orelhas também podem ser alvo cirurgia plástica para correção de deformidades congénitas ou adquiridas do pavimento auricular.
A maior causa de procura desta cirurgia é a existência de orelhas descoladas, também chamadas de “orelhas de abano”. É comummente realizada em crianças após os 5/6 anos de idade (quando a cartilagem é estável para poder ser corrigida).
A otoplastia é uma cirurgia estética pouco invasiva que tem como objetivo melhorar a aparência das orelhas através da alteração da posição, da forma ou proporção entre ambas.
As cicatrizes que resultam da otoplastia são pouco percetíveis, uma vez que ficam situadas na parte posterior da orelha e apresenta resultados definitivos.
Esta cirurgia é indicada para pessoas insatisfeitas com a forma ou posição das suas orelhas e pode ser realizado após os 5/6 anos de idade.
Por norma, a cicatriz fica atrás da orelha, permanecendo praticamente impercetível.
As complicações e riscos associados são raros devido à adequada preparação antes da cirurgia e aos cuidados recomendados no pós-operatório que o paciente deve seguir. Embora pouco frequente, a complicação mais provável é o hematoma.