uma nova
silhueta
Lipoaspiração/Lipoescultura
A lipoaspiração representa um dos procedimentos da cirurgia plástica mais procurados e consiste na sucção de gordura localizada, nomeadamente: região abdominal, coxas, culotes, glúteos, braços, pernas, costas, entre outras regiões. A sucção da gordura é executada comrecurso a cânulas específicas para o procedimento.
A lipoescultura melhora o contorno e forma do corpo através de enxerto de gordura (lipoenxertia) que foi retirada de regiões indesejadas (lipoaspiração).
Estas duas cirurgias têm como objetivo promover a definição do contorno corporal, funcionando como aliadas para se obter um melhor resultado.
Habitualmente conseguem tratar-se três a quatro zonas num único ato cirúrgico. Contudo, existe um tempo cirúrgico e um limite de gordura que têm de ser respeitados. Sendo que, em alguns casos poderá ser necessária a realização de uma segunda intervenção.
De acordo com cada caso, a lipoaspiração pode ser realizada de forma isolada ou combinada com outros procedimentos, nomeadamente a abdominoplastia e o aumento/remodelação de glúteos.
O limite de gordura que pode ser retirada na lipoaspiração é cerca de 5 litros. Contudo, mais importante do que a quantidade de gordura, é o número de zonas que conseguem ser tratadas de forma segura.
A lipoaspiração é indicada em peles com boa elasticidade, pelo que poderá ser melhor realizar este procedimento antes da gravidez. Mas se está a pensar ter filhos a curto prazo, será mais prudente esperar e realizar uma reavaliação corporal depois da gestação.
A lipoaspiração não causa flacidez, uma vez que a cirurgia é realizada em pacientes com uma pele firme e elástica, garantindo que os tecidos têm capacidade de se readaptarem.
O desconforto pós-operatório está relacionado com a extensão da lipoaspiração e combinação com outras técnicas cirúrgicas. No entanto, é normal a sensação de desconforto e dor moderada nos dias que se seguem à cirurgia, sendo aliviados com recurso a analgésicos prescritos.